DIFERENÇA ENTRE CRISTAL E VIDRO

Devido ao baixo custo e popularização, os lustres de cristal estão sendo amplamente substituídos pelos de vidro, em projetos que exigem itens mais sofisticados e luxuosos. Mas será que vale a pena?

Atualmente, com a facilidade em encontrar produtos falsificados e 
consequentemente com valores mais baixos, há muitos vendedores oferecendo lustre de vidro como sendo de cristal, por preços bem atrativos. Porém, nem sempre é o que o cliente, cada vez mais exigente, está procurando. Ambientes requintados e luxuosos são bem procurados pelos curitibanos e por isso,  solicitam aos arquitetos e designers de interiores, um lustre de cristal mas que muitas vezes acaba sendo confundido com peças de vidro. Abaixo montamos quatro passos para que clientes e profissionais possam identificar as diferenças e incluir em seu projeto um lustre belíssimo e verdadeiramente de cristal.

1. DETERMINE O PESO

O cristal e o vidro têm uma estrutura molecular praticamente idêntica, a diferença está nos elementos químicos que compõem essa estrutura. Também  conhecido como vidro de cal-soda, o vidro comum é feito de areia (sílica), soda, cal e óxido de alumínio. Já o cristal apresenta apenas a sílica e óxido do chumbo, substância que dá mais brilho e maior peso ao produto.  Para saber diferenciar, levante um pingente para determinar o peso. Como o chumbo é denso, a peça de cristal será mais pesada.

2. OLHE PARA A PEÇA DE PERTO. 
A peça mais clara será a peça de cristal, por causa do chumbo no interior. Um aumento no conteúdo de chumbo leva a uma maior clareza no cristal.

03. MANTENHA CADA PEÇA NA LUZ. 
A luz branca passa através do vidro simples, enquanto o chumbo permite que mais luz passe através do cristal e maximize a luminescência, criando assim um deslumbrante espectro de luz facilmente reconhecível.

4. OBSERVE A ESTRUTURA 
Se o quadro é de bronze, cobre, ou ferro, provavelmente o lustre é de cristal, porque seu peso exige que a estrutura seja robusta.

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black

Endereço: Rua Teixeira Coelho, 182 | Batel | Curitiba - PR | Telefone: 41 3044.5522 | Email: contato@luksu.com.br